sábado, 28 de junho de 2008

Plano Marshall e OTAN


Em 1948 os Estados Unidos criaram o Plano Marshall, que consistia em fornecer empréstimos para o Reino Unido, Alemanha,França, e a Itália pudessem recompor suas industrias. Dessa maneira poucos anos depois em particular a Alemanha Ocidental, destacava-se novamente como uma potencia econômica mundial. Este plano teve como objetivo econômico o investimento de capital e tecnologia Norte America na Europa, o que aumentou os lucros dos Estados Unidos. Mas tiveram também claros objetivos políticos, dos quais o mais importante foi o de conter o avanço do socialismo e portanto fortalecer o capitalismo.
Do ponto de vista militar os Estados Unidos impôs seus interesses com a criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em 1949. Essa organização, uma aliança militar firmada com a França, Reino Unido, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Islândia, Itália, Espanha, Portugal, Noruega, Dinamarca e Canadá teve e ainda tem como objetivo a defesa das instituições livres e a colaboração na resistência e na defesa mutua em caso de ataque de um país inimigo.A OTAN visava portanto a expansão do socialismo na Europa, mas nos dias de hoje após a crise do socialismo a OTAN volta-se mais para os problemas de guerras locais, como no caso da antiga Iugoslávia.

2 comentários:

Educação em Notícia disse...

FERNANDA

O plano Marshal foi mais uma tática dos Eua para impedir a expanção socialista no período da Guerra Fria. Os EUA faziam isto freqüentemente um exemplo disso, foram os investimentos responsáveis pela reestruturação do Japão após a Segunda Guerra Mundial.

Unknown disse...

Alguns paises da europa vem tentando desde 1992 criar uma força militar exclusivamente europeia, mas por enquanto ainda não possui a mesma importancia da OTAN.

janaina