sábado, 28 de junho de 2008

O Estado do Bem Estar Social



A crise do socialismo entre 1989 e 1991 redefiniu as fronteiras de algumas nações do leste europeu. A antiga Alemanha oriental deixou de existir em 1990, sendo anexada a Alemanha Ocidental.
Após a guerra, o mundo ficou dividido em dois blocos principais: o capitalismo, liderado pelos Estados Unidos e o socialismo, liderado pela União Soviética. Durante quase meio século, a Europa Oriental manteve fortes laços econômicos e militares com a antiga superintendência socialista.
Os regimes comunistas sempre foram malvistos pela maioria da população da Europa Oriental e só mantiveram durantes décadas por causa do poderio militar soviético.
Por outro lado os países nortes americanos adeptos do capitalismo tinham como objetivo impedir que o socialismo avançasse em todos os países da Europa, além do interesse pelo comercio e produtos vindos do continente e com a derrubada do muro de Berlim pondo fim a guerra fria, os Estados Unidos lança as suas estratégias politicas pois a Europa estava fragilizada. Após a segunda guerra países como a Alemanha, Itália , Inglaterra, precisavam ser reconstruídos, Estados Unidos entra como estado do bem estar social, pois teria que mostrar a Europa que beneficiaria com seus investimentos mais que a União Soviética como o socialismo.
Com a queda do muro de Berlim e o inicio da reunificação, o país reforçou o seu importante papel no cenário mundial e no processo de consolidação da União Soviética, no entanto, o auto custo da reunificação agravou alguns problemas sociais como desemprego.

A União Soviética e os países do leste Europeu fizeram uma associação econômica: o COMECON (Conselho de assistência Econômica Mútua). Essa associação tinha como objetivo de estreitar as tropas comerciais como esses países e superpotências socialistas. Foi também uma resposta ao Plano Marshall, pelos estados, pelo quel os Estado Unidos ajudaram na reconstrução da Europa Ocidental no pós Guerra Mundial. No entanto o COMECON como também outros planos da União Soviética em resposta ao capitalismo não tiveram êxito.

Nenhum comentário: