sábado, 28 de junho de 2008

O desenvolvimento econômico e social da Europa


Castigados duramente por conflitos e disputas durante toda sua historia, os países da Europa viram na cooperação econômica uma forma de reestrutura seu país. Como o palco principal da segunda guerra mundial foi a Europa, depois de terminado este conflito vários países apresentavam cidades inteiramente destruídas, principalmente do ponto de vista econômico pois suas principais potencias industriais estavam praticamente inutilizadas. Além de arrasada economicamente a Europa Ocidental estava diante de uma séria questão política.
O avanço do socialismo e da economia planificada em países da Europa oriental como Albânia e Bulgária que passaram a ser lideradas pela potencia socialista, a União Soviética. Além disso a Alemanha foi dividida em quatro zonas de ocupação que deram origem a Alemanha Ocidental na porção controlada pelos Estados Unidos, Reino Unido e França. A Alemanha Oriental estava sob controle da União Soviética.
Diante da fragilidade política e econômica em que a Europa se encontrava após a segunda guerra mundial e levando em conta a sua localização, o governo norte americano resolveu desenvolver um plano para reconstrução do continente europeu com o objetivo de fortalecer diretamente sua economia e conter o avanço do socialismo.

Nenhum comentário: